Telmo Rebelo

                           Piloto de Karting

Carreira

No ano de 2001, na época do Natal, foi oferecido o primeiro Kart ao Telmo, um Swiss Hutless de 50cc para lazer; mas visto o Telmo ter revelado características de bom piloto este mesmo chassis ficou na sua posse apenas por 3 meses tendo havido a necessidade de actualização para um novo kart mais competitivo e que pudesse acompanhar a formação desportiva de competição.



A formação desportiva do Telmo Rebelo, como piloto de começou aos 8 anos de idade no Kartódromo Internacional de Palmela (KIP), no ano de 2002.

O seu primeiro Kart de competição era um chassis TopKart com um motor Comer 80s, e foi usado numa única corrida, na pista que se mostra na seguinte imagem.

Logo na sua segunda prova concorreu com um TonyKart usado ainda com o mesmo motor Comer 80s, este tornou-se o seu Kart durante o resto da época na categoria cadete.


Sendo o Karting um desporto de profundas e meticulosas afinações e preparações, por forma a tirar o máximo rendimento da dupla Piloto/Kart foi imperatório a formação de uma equipa técnica, dos quais destacamos:

*Mecânico - Thierry de Jesus
*Chefe de Equipa - Abel Rebelo
*Relações Públicas Nelson Lopes
*Preparador Físico - Dr. Vilares

Depois do primeiro ano de formação, toda a equipa técnica ficou surpreendida com os excelentes resultados obtidos de prova a prova, tendo conquistado no seu primeiro ano (como rookie) um honroso quarto lugar.

Após estes acontecimentos, e após ter demonstrado ser uma verdadeira promessa no karting, surgiu a obrigação de na segunda época evoluir para um  novo chassis, esta aposta recaiu sobre a marca Gillard de Peter De Bruin (ex-campeão do mundo); esta escolha revelou-se uma mais valia tanto para o piloto como para o seu mecânico, obtendo-se assim uma simbiose perfeita. 

 

Nesse ano, de 2003, foram conquistados os seguintes pódios:

Campeonato Nacional - Fátima

1.ª Manga
Final  

Troféu Juventude do Campeonato Nacional

Final   


Troféu KIP 2003

1.ª Corrida  
2.ª Corrida
3.ª Corrida
4.ª Corrida


Na época de 2004, por razões pessoais e profissionais, o mecânico Thierry de Jesus não pôde acompanhar a equipa técnica a nível nacional e assim teve de ser substituído na equipa por a dupla José  veiga e Nuno Veiga do Team Veiga Motosport. O José Veiga possui um currículo invejável, tanto como piloto quer como mecânico, tendo sido o mecânico da equipa de fábrica Mazda dos pilotos Juha Kankkunen e Timmo Salonen. Esta dupla foi uma ajuda preciosa das conquistas nessa época.

Agraciado com a Medalha de Mérito (Prata) da
Câmara Municipal do Barreiro




Taça de Portugal - Braga

Treinos Cronometrados
1.ª Manga
Final

Nota: Esta corrida não foi ganha por escassos 0.003 milésimos de segundo, facto único no desporto automóvel português já que nunca nenhum outro piloto perdeu uma corrida por tão ínfima diferença; no entanto em todas as mangas, a melhor volta foi sempre do Telmo.

Campeonato Nacional - Braga

1.ª Manga
2.ª Manga
Final

Troféu KIP

2.ª Corrida
3.ª Corrida
5.ª Corrida

Troféu Vitória F. C.


1.ª Corrida (Évora)
2.ª Corrida (Braga)
3.ª Corrida (Évora)

Em 2005, Thierry de Jesus mais Pedro Maia e Reinaldo (Loja KIP) voltou a ocupar o lugar de mecânico/preparador na equipa técnica. Ainda nesse ano, foram adquiridos dois novos chassis Gillard e o motor passa a ser (obrigatoriamente) de 60cc voltando a escolha a recair sobre o Comer.

 

Troféu do Futuro (Ex-Campeonato Nacional) 


1.ª Corrida   
2.ª Corrida   
3.ª Corrida   
4.ª Corrida   
6.ª Corrida   
8.ª Corrida   
12.ª Corrida   

Nota: O piloto esteve ausente nas seguintes provas: quinta, sétima, nona, décima e décima primeira; no entanto isso não o impediu de obter o 2.º lugar da geral.

Troféu KIP - Vitória F. C. 

1.ª Corrida   
2.ª Corrida   
3.ª Corrida   
4.ª Corrida   
5.ª Corrida   

Á quinta corrida, já Telmo Rebelo era o vencedor absoluto do Troféu; logo e com o consenso unânime de todas as equipas concorrentes ficou acordado que a última corrida seria disputada na categoria Juvenil, para uma maior e melhor adaptação de todos os pilotos face à nova época.

6.ª Corrida   


 
Troféu Norte - Vila Real

1.ª Manga   
Final   

Na época de 2006, Thierry de Jesus assumiu sozinho a responsabilidade técnica do Kart e do piloto. Um novo chassis foi adquirido, da marca CRG, e o motor foi trocado por um Parilla 80cc.

 

Homenageado pela 2.ª vez com a Medalha de Mérito (Prata) por a Câmara Municipal do Barreiro



Troféu KIP - Vitória F. C. 

1.ª Corrida   
2.ª Corrida   
3.ª Corrida   

Voltar ao topo da página.

 
O meu mérito deve-se ao apoio dos meus patrocinadores e colaboradores. Obrigado.




Importação e Distribuição de Acrílicos e Policarbonatos, Lda.















Parcerias:
















Importação e Distribuição de Acrílicos e Policarbonatos, Lda.















Parcerias:
















Importação e Distribuição de Acrílicos e Policarbonatos, Lda.















Parcerias:
















Importação e Distribuição de Acrílicos e Policarbonatos, Lda.