Telmo Rebelo

                           Piloto de Karting

Noticias

Publicado em 1 de Junho de 2007 no Jornal

TELMO REBELO: "Quando sair do Karting quero tirar a carta e mudar para o rally"

Chama-se Telmo Rebelo, tem 13 anos, nasceu em Almada por capricho do pai, mas sempre viveu em Coina, no Barreiro. A paixão pelo karting começou aos sete anos e, desde então, tem conseguido obter grandes resultados, num percurso que já o deixa orgulhoso, mas ciente de que só a formação com disciplina lhe permitirá ir ainda mais longe. No futuro, o jovem sonha tirar a carta, tornar-se num piloto de Rally e… quem sabe, conciliar com a arqueologia.

MARGEM SUL: Quando é que começou o gosto pelo Karting?
TELMO REBELO: Começou quando eu tinha sete anos. Eu e a minha irmã pedíamos ao meu pai para ir ao kartódromo de Palmela para experimentar a sensação de andar de kart e desde essa altura que fiquei com esse vício.

MS: Então foi paixão à primeira volta? E quando é que começaste a encarar esta modalidade de forma mais séria?
TR: Sim, sem dúvida! As coisas começaram a ser mais a sério por influência de um tio, que convenceu o meu pai a comprar-me um kart de lazer, depois comprámos um mesmo de competição, para a minha formação, e daí para a frente comecei a participar
em provas. Neste momento estou na categoria de Júnior, mas já fui Cadete e Juvenil.

MS: Como é que correu a primeira prova de competição?
TR: A primeira vez que competi foi uma prova feita à chuva, no kartódromo de Palmela. Na terceira volta, onde seguia em primeiro lugar, despistei-me e fiquei em terceiro, mas felizmente não houve nada de grave.

MS: Porque razão escolheste o karting e não outra modalidade como o futebol por exemplo?
TR: Não sei muito bem explicar a razão, mas acredito que foi pela sensação de grande adrenalina proporcionada pela velocidade. Também gosto de jogar futebol, mas achei o karting mais interessante e penso que não tem tanta agressividade do ponto de vista físico, embora possa haver um despiste causado por um ou outro piloto.

MS: Normalmente, quanto tempo dedicas aos treinos?
TR: Depende. Se for ao fim-de-semana, inicio os treinos às dez da manhã e termino perto das 19 horas. Começo por corrigir as trajectórias que posso ter feito mal numa corrida, vejo qual o estado do chassis, afino o carburador, testo materiais e tento ver qual é o melhor motor para a corrida, tudo com a ajuda do Thierry de Jesus, que é o meu mecânico desde que o início.

MS: E como é que é possível conciliar as provas e os treinos com os estudos na Escola da Quinta Nova da Telha?
TR: É fácil. O karting não prejudica muito a escola, nem a escola prejudica muito o karting, mas normalmente tento equilibrar as duas coisas. Há dias em que tenho as tardes livres e aproveito para treinar, mas também nunca faltei às aulas para o fazer, até porque gostava de tirar o curso de arqueólogo, mas ainda tenho muito tempo porque estou no sétimo ano.

MS: E qual será o próximo passo que pretendes dar no mundo das corridas?
TR: No futuro, quando sair do karting quero tirar a carta e mudar para o rally. Há muito mais adrenalina, sente-se mais o carro a deslizar e não temos que fazer as curvas de forma tão direita, entre outros aspectos como poder fazer provas de montanha ou ter de lidar com o risco de quedas. Já andei dentro de um carro de rally e gostei muito. Foi uma óptima experiência! No karting, habitualmente, tento fazer os melhores tempos nos treinos, e na corrida tento respeitar sempre os meus adversários. Tenho tido sempre uma formação com grande disciplina, sendo que a integridade física e a segurança é o mais importante.

MS: Apesar de muito jovem, tens um palmarés bastante vasto…
TR: Sim… em quatro anos de competição, no primeiro ano, fui campeão do Troféu Juventude do Campeonato Nacional, e no segundo ano fui vice-campeão da Taça de Portugal, em Braga, onde perdi por apenas três milésimos de segundo. Nesse mesmo ano fui considerado o melhor piloto à chuva e no terceiro fui campeão na categoria KIP. Mais recentemente fui vice-campeão na categoria Juvenil. Recebi também duas medalhas de Mérito da Câmara Municipal do Barreiro. Ao olhar para trás, sinto que evolui bastante e que consegui melhores patrocínios. Também fui convidado para ser padrinho da Marcha Popular do Catica, e foi muito bom desfilar na avenida.

MS: As pessoas costumam te parabenizar pelos resultados?
TR: Sim, muitas pessoas vão inclusive ao Parque da Cidade para assistir às exibições que faço naquele espaço.

MS: Que tipo de apoios é que tens?
TR: É sobretudo a minha equipa técnica, que faz um grande esforço para poder continuar a competir, independentemente das empresas que vão dando o seu apoio ou da própria Câmara. Quanto mais participar em eventos, mais os patrocinadores vêem as suas marcas publicitadas e por isso é importante gerir a minha imagem. Para isso tenho contado desde o princípio com o meu pai para me ajudar… mas ao nível financeiro o que custa mais são as deslocações. Penso que precisava de um patrocinador mais forte!

MS: No futuro tens algum objectivo ou sonho que gostavas de ver concretizado?
TR: Vou tentar subir a patamares diferentes, conhecer os vários tipos de pilotos, mas sei que cada etapa será sempre mais difícil. Mas sinto-me realizado por já estar nesta fase, porque sei que muitas crianças da minha idade podem ter grandes capacidades e, provavelmente, nunca tiveram a oportunidade de andar de karting.

Luís Geirinhas


Publicado em 29 de Junho de 2006 no

SESSÃO SOLENE "BARREIRO RECONHECIDO 2006"

HOMENAGEADO EM 28 DE JUNHO


Foram homenageados bombeiros, trabalhadores da autarquia, atletas e clubes campeões, instituições, empresas e os cidadãos com o Galardão “Barreiro Reconhecido”, a mais alta condecoração da cidade.

Homenageado no Feriado Municipal pela C. M. Barreiro

Telmo Rebelo, da União Recreativa de Cultura e Desporto de Coina, Campeão 2005 do Troféu KIP - Kartódromo Internacional de Palmela/Vitória Futebol Clube.



Publicado em 20 de Janeiro de 2006 no

Gala dos Campeões de automobilismo e karting


Telmo Rebelo recebe taça de 2º lugar do Troféu do Futuro


O Casino Estoril foi palco da cerimónia da Gala dos Campeões da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, que se realizou no dia 14 de Janeiro e na qual foi entregue a taça de 2º lugar ao barreirense Telmo Rebelo, referente ao Troféu do Futuro,
em Karting.

A
cerimónia contou com a presença de mais de 200 pilotos, entre os quais estava o jovem do Barreiro, bem como alguns nomes sonantes do automobilismo, entre os quais Tiago Monteiro e Pedro Lamy.

De referir que Telmo Rebelo conseguiu conquistar o segundo lugar no Troféu do Futuro, mesmo sem ter realizado todas as provas, tendo, a equipa técnica do piloto, optado por não fazer cinco corridas, por razões financeiras, ao contrário dos seus adversários. No entanto, apenas com a pontuação do Troféu Kip e de duas corridas do Nacional, o piloto do Barreiro conseguiu tornar-se vice-campeão.


 

lubrificantes

patrocínios

A BP apoia o futuro do desporto automóvel em Portugal

Telmo Rebelo participa este ano nas provas de Kart Cadete contando com a elevada performance dos lubrificantes BP.
Telmo Rebelo, de 8 anos, mostrou pela primeira vez a sua aptidão para o Karting no fim de 2001 quando, durante um passeio familiar, o Pai - Abel Rebelo - o levou a experimentar um Kart no KIP - Kartódromo Internacional de Palmela.
[Desde então, tem participado com sucesso em diversas provas dentro da sua categoria - cadete - sendo de destacar o 4º lugar conseguido em 2002 no troféu KIP, dentro de um conjunto de 12 concorrentes mais velhos e mais experientes.
Para além do apoio incondicional do Pai, o Telmo conta ainda com o suporte da restante Família o que lhe permite continuar a ser um bom aluno (está no 3º ano) e manter um dia-a-dia equilibrado e consentâneo com a sua idade.

projectos do Piloto e da sua Equipa para 2003 incluem, dentro do processo evolutivo iniciado no ano passado, continuar a apostar nos aspectos técnicos e mecânicos de forma ainda mais efectiva possibilitando ao Telmo uma maior competitividade nas provas em que participa. É neste contexto que a BP se associa proporcionando ao Telmo Rebelo a confiança que uma lubrificação de excelência do seu Kart lhe pode dar.
O Piloto participa este ano nas provas do calendário Nacional de Karting, nomeadamente no Portugal K Open, Taça de Portugal e Campeonato Nacional além do troféu regional do sul Vitória Futebol Clube e do troféu KIP.

 

ARQUIVO DE NOTICIAS:

  1. V CONCENTRAÇÃO DO MOTO CLUBE DO BARREIRO (C.M.Barreiro)

  2. V Concentração do Moto Clube do Barreiro - Telmo Rebelo apresenta seu novo karting (Rostos)

  3. Telmo Rebelo faz demonstração (Jornal do Barreiro)

  4. V Concentração do Moto Clube do Barreiro (Diário do Barreiro)

  5. Telmo Rebelo, a “pequena grande” estrela do Karting (Rostos)

  6. JOVEM PILOTO TELOMO REBELO SOBE AO PÓDIO DO KIP (C.M. Barreiro)

  7. Piloto barreirense presente na concentração motard do Barreiro  (Diário do Barreiro)

  8. Telmo Rebelo conquista pódio juvenil (Diário do Barreiro)

  9. Telmo Rebelo conquista pódio juvenil (Diário do Barreiro)

  10. Telmo Rebelo conquista o 3º lugar (Diário do Barreiro)

  11. Piloto do Barreiro - Telmo Rebelo - Regressa à competição e garante o 2º lugar na classificação geral (Rostos)

  12. Karting em Palmela - Telmo Rebelo conquista 2º lugar na juvenil (Rostos)

  13. Telmo Rebelo conquista 2º lugar na prova juvenil de karting (Diário do Barreiro)

  14. KARTING - TELMO REBELO OBTEVE 1º PÓDIO DA ÉPOCA (C.M.Barreiro)

  15. Karting – Gala dos Campeões - Telmo Rebelo conquista 2º lugar do Troféu do Futuro (Rostos)

  16. Telmo Rebelo recebe taça de 2º lugar do Troféu do Futuro (Diário do Barreiro)

  17. KARTING - TELMO REBELO CONQUISTA 2º LUGAR DO 'TROFÉU DO FUTURO'           (C.M.Barreiro)

  18. Telmo Rebelo piloto barreirense - Conquista Troféu VFC/KIP ELF categoria jovem (Rostos)

  19. KARTING - TELMO REBELO VENCE NA CATEGORIA DE JUVENIL (C.M.Barreiro)

  20. Karting - Jovem barreirense continua em alta - Telmo Rebelo soma mais uma vitória (Diário do Barreiro)

  21. Telmo Rebelo - Vence final na categoria Juvenil (Rostos)

  22. Karting - Telmo Rebelo Campeão Nacional de Cadetes (Rostos)

  23. Telmo Rebelo sagra-se campeão (Tudo Sobre Rodas)

  24. Telmo rebelo sagra-se campeão (Diário do Barreiro)

  25. KART - TROFÉU K.I.P - TELMO REBELO SAGRA-SE CAMPEÃO (C.M.Barreiro)

  26. Telmo Rebelo aspira à vitória no Troféu KIP (Rostos)

  27. Telmo Rebelo aspira ao primeiro lugar do pódio (Diário do Barreiro)

  28. TELMO REBELO - VITÓRIA NO TROFÉU KIP À DISTÂNCIA DE DUAS PROVAS              (C.M.Barreiro)

  29. Telmo Rebelo aspira à vitória no Troféu KIP (Tudo Sobre Rodas)

  30. Telmo Rebelo aspira à vitória no Troféu KIP (Jornal do Barreiro)

  31. BARREIRENSE TELMO REBELO AFINA O MOTOR PARA A TAÇA DE PORTUGAL        (C.M. Barreiro)

  32. Barreirense Telmo Rebelo prepara-se para Taça de Portugal (Diário do Barreiro)

  33. Barreirense Telmo Rebelo afina o motor para Taça de Portugal                       (Tudo Sobre Rodas)

  34. Karting do concelho em Braga - Barreirense Telmo Rebelo afina o motor para Taça de Portugal (Rostos)

  35. KARTING - TELMO REBELO NO 1º LUGAR DO PÓDIO (C.M.Barreiro)

  36. Telmo Rebelo soma e segue na liderança  (Jornal do Barreiro)

  37. Troféu KIP/VFC/ELF - Telmo Rebelo no 1º lugar do Pódio (Rostos)

  38. “Pequeno grande” Telmo Rebelo vence 3ª Prova do Troféu KIP/VFC/ELF       (Jornal do Barreiro)

  39. KARTING - TELMO REBELO NO PARQUE DA CIDADE (C.M.Barreiro)

  40. Pequeno grande” Telmo Rebelo - Vence 3ª Prova do Troféu KIP/VFC/ELF               (Rostos)

  41. TELMO REBELO VENCE 3ª PROVA TROFÉU KIP/VFC/ELF (C.M.Barreiro)

  42. Karting - Telmo Rebelo um campeão (Rostos)

  43. Telmo Rebelo não pára (Jornal do Barreiro)

  44. KARTING - TELMO REBELO IMPARÁVEL NAS VITÓRIAS (C.M.Barreiro)

  45. Telmo Rebelo imparável (Jornal do Barreiro)

  46. Telmo Rebelo lidera Nacional (Diário do Barreiro)

  47. Em Palmela - Campeonato Nacional de Karting - Telmo Rebelo em luta pelo Pódio (Rostos)

  48. CAMPEONATO NACIONAL DE KARTING - TELMO REBELO NO 2º LUGAR DO PÓDIO         (C.M.Barreiro)

  49. Karting - Aos 11 anos, Telmo Rebelo imparável (Rostos)

  50. CAMPEONATO NACIONAL KARTING - TELMO REBELO EM 1º LUGAR (C.M.Barreiro)

  51. Telmo Rebelo conquista terceiro lugar em Braga  (Diário do Barreiro)

  52. Karting- Telmo Rebelo alcança 3º lugar em Braga (Rostos)

  53. TELMO REBELO NO PÓDIO EM BRAGA (C.M.Barreiro)

  54. Telmo Rebelo no pódio em Braga (Jornal do Barreiro)

  55. Taça de Portugal Karting 2004 - Telmo Rebelo conquista 2ºLugar (Rostos)

  56. Piloto Barreirense na Taça de Portugal - Telmo Rebelo no pódio                            (Diário do Barreiro)

  57. Karting (Tudo Sobre Rodas)

  58. Karting – Troféu Vitória Futebol Clube - Telmo Rebelo arranca mais um pódio (Rostos)

  59. Telmo Rebelo alcança segundo lugar (Diário do Barreiro)

  60. Adrenalina a alta velocidade (Jornal do Barreiro)

  61.  Telmo Rebelo quase bate recorde de Pedro Lamy (Diário do Barreiro)

  62. Troféu Juventude do Campeonato Nacional 2003
    Telmo Rebelo de volta aos pódios
    (Rostos)

  63. Piloto barreirense sobe ao pódio (Diário do Barreiro)

  64. Telmo Rebelo dedicou pódio a Nª SRA. Dos Remédios e ao Povo de Coina (Rostos)

  65. Telmo Rebelo mais dois pódios (Rostos)

  66. Telmo Rebelo volta a somar pontos, e sobe ao pódio, em Leiria (Rostos)

  67. Troféu Regional do Sul – Karting - Telmo Rebelo conquista lugar no “podium”       (Rostos)

  68. Telmo Rebelo, a nova promessa do karting (Rostos)

  69. Telmo Rebelo Inaugura Página na Internet  (C.M.Barreiro)

  70. Piloto de Karting barreirense Telmo Rebelo inaugura página na Internet (Rostos)

  71. Piloto Telmo Rebelo com Página na Internet (Jornal Margem Sul)

 

 

 

Voltar ao topo da página.


 
O meu mérito deve-se ao apoio dos meus patrocinadores e colaboradores.
Obrigado.




Importação e Distribuição de Acrílicos e Policarbonatos, Lda.















Parcerias:
















Importação e Distribuição de Acrílicos e Policarbonatos, Lda.















Parcerias:
















Importação e Distribuição de Acrílicos e Policarbonatos, Lda.















Parcerias:
















Importação e Distribuição de Acrílicos e Policarbonatos, Lda.















Parcerias: